O Tiago começou a comer papa aos 4 meses mas a pediatra da Joana disse que ela podia ficar só a leite até aos 6. Como o que interessa aos 6 meses é que ela comece a comer sopinha, achei que valia a pena começar um pouco antes com a papa para ela se habituar à colher e a uma textura menos làquida e ser assim mais rápida a introdução de outros alimentos quando chegar a altura.
Resolvi então experimentar hoje dar a primeira papa à Joana. Correu bastante melhor do que esperava. Lembro-me que o Tiago fartou-se de berrar e não queria nada com aquilo. A Joana, pelo contrário, parece que gostou do sabor da papa, apesar de não perceber como se come com colher. Começou por chuchar na colher e foi preciso fazer umas macacadas para ela sorrir e abrir a boca. A certa altura agarrou-se à colher e não a queria largar para me deixar por mais papa. Comeu mais do que eu esperava, não cuspiu a papa mais do que o esperado nem fez grande porcaria e só começou a rejeitar quando ficou fria, algo que com este tempo acontece muito rapidamente à comida. A certa altura começou a chuchar o babete, que já tinha papa, preferindo-o à colher.
No geral foi uma primeira papa muito bem sucedida.
boas notÃcias … usas um daqueles pratos com o reservatório para a água quente, isso ajuda a manter as coisas quentes um pouco mais de tempo, mas com este tempo de facto fica logo tudo frio!
beijos para todos, ana
Acho muito interessante o quão diferentes podem ser dois irmãos.
Podem nascer do mesmo pai e da mesma mãe, estar sujeitos ao mesmo ambiente, mas o modo como se desenvolvem é sempre diferente!
Vi isso com os meus sobrinhos e ao ler as tuas experiências com a Joana e o Tiago volto a observar o mesmo.
beijinho