O Tiago descobriu recentemente o gozo de brincar com plasticina. Depois da inevitável tentativa inicial de por aquilo na boca, percebeu que a piada é mesmo amassar, espetar os dedos, misturar as cores e fazer impressões com objectos.
Todas as tardes, quando chega a casa, aponta para a prateleira da plasticina e lá vamos nós brincar. Começou por carimbar a plasticina com diversos objectos mas ontem já estava a empilhar bolas de várias cores, tipo boneco de neve. Tenho fotografado as diversas ‘obras’ para a posteridade.
O Tiago parece gostar imenso deste tipo de actividades e eu tento encorajá-lo dentro do possível. Ontem até fui buscar a pasta maker e ele esteve todo divertido a dar à manivela para fazer placas e tiras de plasticina. Foi preciso estar com uma atenção brutal para ele não magoar nenhum dedo mas foi divertido.
Ele está na fase de achar imensa piada à ligação causa-efeito, tipo acender e apagar luzes ou a lanterna, abrir e fechar portas, ligar a tv, entornar um copo com água, e gosta de sentir que está a controlar uma situação por isso adorou esta brincadeira. O pior é sempre arrumar porque o Tiago só pára de brincar de duas maneiras: ou se irrita com qualquer coisa, atira tudo ao chão e faz birra ou não quer parar e faz birra porque está na hora de ir jantar ou algo do estilo. Ou seja, geralmente acaba mal.
Ontem o pai já estava em casa e conseguiu distraà-lo tempo suficiente para eu conseguir arrumar tudo. Hoje há mais.
oi,
ainda bem que escreveste esta entrada, o meu sobrinho é um pouco mais velho mas sempre adorou a plasticina (também teve a fase de ‘será que sabe bem??’ e também a dá de comer ao cão), e continua a ter os momentos em que adora estar de volta daquilo, tenho pensado em dar-lhe uma cena dessas com as manivelas e mais não sei o quê mas não me consigo decidir num modelo, qual é a que escolheram, se não for abusivo perguntar…
baci, ana
Cara Ana,
A máquina que tenho não é um brinquedo é mesmo para fazer massa fresca só que eu uso-a para o fimo 🙂
De facto há algumas de brincar que devem ser menos perigosas mas não te sei aconselhar porque ainda não andei a ver.
Querida Dee,
LOL :-))))))
Brilhante, acho glorioso que a uses para plasticina! *bows down*
Irei continuar a investigar então, obrigada pela resposta!
baci, ana