Fomos ontem ver o The Happening e posso dizer que gostei, o que aparentemente é uma opinião pouco popular.
Apercebi-me recentemente que as pessoas no geral não gostam dos filmes mais recentes do Shyamalan. Tanto quanto compreendo estavam à espera que o o homem fizesse o mesmo filme para o resto da vida e passa-lhes ao lado o facto dele fazer bons filmes, todos eles diferentes mas bem filmados, com suspense e uma visão pessoal.
Por mim posso dizer que até agora não fez nenhum que eu não gostasse. É óbvio que tenho favoritos, mas sinceramente o Sixth Sense nem é um deles. Gosto principalmente do Signs e do The Village.
Acho que essa coisa de querer obrigar um realizador a fazer filmes com twist final para o resto da vida quando ele tem obviamente outras qualidades é uma parvoàce.
Sendo assim, gostei do Happening. Está bem filmado, tem uma história simples e bastante suspense. Não é um filme de pipocas e explosões nem de twist final que explica tudo. É para ver pelo que é, pelo que vai mostrando.
Para mim é a versão Shyamalan do Birds do Hitchcock. Tem a mesma atmosfera e outros elementos que não digo porque não gosto de estragar os filmes à s pessoas visto que acredito que quanto menos se souber num filme destes melhor, algo que alguns cràticos de cinema deviam aprender.
E por fim, parem de bater no Shyamalan por não passar a vida a fazer o Sixth Sense outra vez. Há tão poucos filmes bons hoje em dia. Com este tipo de pressão para fazer filmes comerciais acabam por acontecer coisas como por o Ang Lee a realizar o Hulk e depois queixam-se que o filme não tem cenas suficientes com o boneco a destruir tanques. Há que respeitar sensibilidades diferentes e celebrar isso mesmo. Já há demasiados filmes maus no mundo.